Shephard´s Pie à brasileira

Quando morei na Inglaterra adorava esse prato! Só que aqui no Brasil não tem carne de cordeiro moída (pelo menos eu nunca vi), então a gente usa carne de boi mesmo. O que tecnicamente a transformaria em uma Cotagge Pie, mas em Nova York o mesmo prato se chama Shephard´s Pie, então vou dar esse nome pra ele também.

Serve 6 pessoas


Ingredientes:


Para o recheio:

– 4 Tomates, grandes e maduros
– 1kg de carnbe moída (boi ou cordeiro)
– 1 cenoura grande
– 2 bandejas de cogumelos de Paris
– Sal
– Louro
– Azeite
– Pimenta do reino
– Alho
– Cebola
– Coloral
– Caldo de legumes
– açúcar refinado

Cobertura:

– 2 batatas
– 4 batatas baroa
– Queijo prato
– Leite
– Manteiga
– Caldo de legumes
– Sal

Modo de preparo

Recheio:

Primeiro tempere a carne. Em uma vasilha misture o sal, metade de uma cebola, alho e pimenta do reino, coloque a carne, misture e deixe descansar pelo tempo que der.

Depois os tomates. Você pode ou não despelar e tirar as sementes, depende da sua paciência Eu gosto com a casca, porque ela solta e ficam uns fiapos vermelhos no molho que dão uma cor bacana. Pique-os e reserve-os em uma vasilha. Tempero-os com azeite, louro, sal, um tablete de caldo de legumes e pimenta do reino e deixe curtindo. Nesse meio tempo, pique as cenouras em rodelas e os cogumelos em dois. Pique também meia cebola e alguns dentes de alho (costumo colocar dois por pessoa).

Pegue uma panela que caiba tudo isso, ligue o fogo alto, coloque o azeite e frite o alho até dourar. Em seguida refogue a cebola um pouco e jogue a carne na panela. Deixe-a cozinhar um pouco e junte a cenoura e os cogumelos.

Os cogumelos irão soltar bastante água. Quando tudo estiver bem molhado, adicione os tomates e vá amassando até desfazê-los. Adicione o coloral pra dar um vermelho bacana e deixe evaporar um pouco a água até dar uma consistência mais pastosa. Adicione o açúcar para retirar a acidez. Uma colher pequena basta.

Cobertura

Descasce as batatas e coloque-as pra cozinhar na água com sal. Quando estiverem cozidas, amassee-as. Em uma panela, misture uma xícara de leite com uma colher de manteiga e caldo de legumes (ou de carne) e vá adicionando a massa da batata até o purê ficar pronto.

Fatia o queijo em tiras.

Finalização:

Despeje o recheio em uma travessa de vidro refratário. Distribua-o homogeneamente e cubra-o com o purê de batatas. Em seguida, cubra o purê com o queijo e coloque a travessa no forno quente por meia hora.

Serve um batalhão! E no dia seguinte fica ainda mais gostosa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: